Não só em casa, com a saúde, na academia ou nos hábitos alimentares, este bem é indispensável em todas as áreas da sua vida, inclusive no lugar onde você passa boa parte do seu tempo.
Hoje em dia o assunto qualidade de vida no trabalho (QVT), permeia o ambiente organizacional de muitas empresas que estão se preocupando com essa questão, adotando medidas para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Os motivos para tais preocupações, são os vários afastamentos de funcionários que tiveram sua saúde prejudicada por cauda do ambiente de trabalho e muitas vezes a falta de motivação leva a baixa produtividade, depreciando assim o cotidiano das empresas.
Dentre as doenças que pode-se contrair no ambiente de trabalho, a Psicóloga – Especialista
As empresas estão se preocupando com a QVT dos seus colaboradores, reconhecendo os benefícios trazidos para ambas as partes, então já está na hora de você se preocupar com a sua qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.
Há essa hora você deve estar se perguntando: o que fazer por si mesmo para ter qualidade de vida no trabalho?
Em primeiro lugar o ideal seria trabalhar naquilo que se gosta. Diante desse fato, fazer o que não se gosta deve ser um suplício para si e para os que te rodeiam, diz, Patrícia Maia, profissional de Recursos Humanos.
É importante saber equilibrar seus papéis sociais, não basta só estar bem no trabalho, temos família, amigos, estudo, Igreja..., muitos são os nossos objetivos de vida e você precisa dar conta de todos eles, diz Patrícia.
Dicas
A Psicóloga Luciana Nunes também dá algumas dicas para você se dar bem no ambiente organizacional com os colegas de trabalho, chefes, e etc.
Para se dar bem é preciso estar bem, pois só damos o que temos; então é preciso de fato estar bem consigo mesmo, ser resiliente (termo que a psicologia adotou da física para explicar a capacidade de se envergar sem se quebrar) e profissional para identificar cobranças que são de ordem do trabalho, e se for detectado algo que diz respeito ao pessoal, deve ser resolvido de outra forma, com conversas claras e esclarecedoras. Cabe, portanto, a cada um identificar até quanto consegue cumprir com as metas, e caso não for adequado ao ‘perfil’, conversar com a chefia para uma possível mudança de setor ou procurar outro emprego.
Hábitos de boa alimentação e sono saudável, além de terem seus problemas pessoais bem resolvidos, não estar devendo além do que é cabível ao orçamento, ter apóio familiar e não grandes preocupações com esta, entre outros.
É preciso que cada pessoa encontre o que a faz sentir revigorado para recarregar-se de energia positiva a fim de ter satisfação pessoal, e encontrar no trabalho o que o realiza profissionalmente, para que chegue ao final dia cansado, mas se sentindo realizado a cada dia. Nesse sentido, uma pessoa pode, por exemplo, acordar com antecedência para tomar um café tranqüilo, manter o equilíbrio quando os demais estiverem irritados, e fazer algo que dê prazer após o término do trabalho, como academia, conversar com amigos, ler, ouvir músicas, ver um filme, namorar, escrever, sonhar acordado, também vão fazer bem.
Agora que já sabe como fazer, está na hora de colocar em prática todas essas dicas e ter qualidade de vida em sua plenitude.
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