Sucos naturais não atuam como remédios, mas podem ajudar na prevenção de doenças, além de oferecer uma variedade de sabores e colorido para o seu dia-dia.
O hábito de beber sucos naturais faz muito bem para a saúde. No entanto, são poucas pessoas que adquirem esse hábito. A indústria de alimentos oferece uma diversidade de sucos que são vendidos em latas, garrafas e caixinhas, além dos refrigerantes que cada vez mais são consumidos em grandes quantidades. A praticidade acaba nos fazendo optar pelos industrializados, porém estes devem ser evitados por causa dos corantes e outros ingredientes químicos.
Nesta cadeia, se você não tem tempo para preparar um suco natural, ainda prefira os sucos industrializados ou as polpas congeladas, pois estes são considerados mais saudáveis que os refrigerantes e os refrescos (aqueles vendidos em pó).
Segundo a Nutricionista Wanessa Aquino do Carmo(foto), todas as pessoas sejam elas adultas, crianças ou idosos, devem consumir, conforme orientado pela pirâmide alimentar brasileira, cerca de 3 a 5 porções de frutas, por dia, ou seja cerca de 400g de frutas. Seja in natura ou na forma de sucos. Dessa forma, as pessoas adquirirão a quantidade ideal de vitaminas, sais minerais, fibras e água que precisam em um dia, isso previne constipação intestinal, doenças de carências como: dermatites (doenças de pele), unhas quebradiças, queda de cabelo, dentre outras.
Wanessa ainda salienta que o consumo de sucos naturais, além de prevenir estas doenças, pode ainda melhorar outras, como as gripes, anemia e etc. Os sucos naturais conservam mais as vitaminas e sais, pois não tem perdas de congelamento, de adição de conservantes e corantes que pode gerar alergia em algumas pessoas.
São diversas as vantagens para quem consome o suco natural, além das nutritivas, há uma imensa gama de sabores e de misturas. O comerciante Anderson coelho apostou nesse ramo. Em seu estabelecimento são oferecidos mais de 40 sabores diferentes. Há sucos que são feitos com apenas uma fruta. Também há aquelas misturas que já são populares como, laranja com cenoura, abacaxi com hortelã, e o açaí que pode ser misturado à banana, limão, acerola, maracujá, abacaxi, morango, granola, leite, goiaba, laranja e manga. O açaí é rico em calorias, vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B e Cálcio. O preço dos sucos varia de 3 a 5 reais.
Anderson diz que o suco mais vendido é o clássico sabor de laranja, seguido do abacaxi, maracujá e morango. O morango e o guaraná, misturados a outra fruta também são muito requisitados. O cliente ainda pode decidir fazer a mistura que quiser, misturando dois ou três sabores, a seu gosto.
A dica de Wanessa é misturar frutas, legumes e folhas, pois os sucos ficam mais nutritivos, por exemplo: couve e laranja, a vitamina C presente na laranja aumenta a absorção do ferro presente na couve, prevenindo a anemia, e evitando gripe. Uma vitamina mista de laranja, mamão e cenoura evita a prisão de ventre.
Embora o estabelecimento de Anderson ofereça esta variedade de sucos naturais, ele diz que o refrigerante ainda é muito pedido, embora não fique à mostra.
Não iremos convencê-lo de mudar seus hábitos do dia para a noite. Uma dica é moderar e não consumir em excesso aquilo que pode fazer mal a sua saúde a longo prazo. Mas se você quiser se habituar ao modelo in natura, o ideal é consumir o suco imediatamente após o preparo, para que não perca os efeitos nutricionais.
Ingerindo substâncias naturais, você está ingerindo vitaminas de que o seu corpo precisa e fica menos propenso a doenças. E usando a criatividade, você pode criar uma mistura nova, saborosa e nutritiva.