quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Igreja evangélica Assembleia de Deus de Juiz de Fora comemora seus 80 anos de existência

A igreja  de Juiz de Fora comemorou seus 80 anos na cidade. Presidida pelo pastor Valter Rezende de Carvalho(foto), desde o ano de 1993, mesmo ano em que a denominação Assembléia de Deus celebra o seu centenário no Brasil. As comemorações do centenário aconteceram durante todo este ano, com diversas programações especiais, sendo a festividade dos 80 anos um encerramento às comemorações do centenário. Um marco histórico para a igreja.


A festividade  começou na última quarta-feira, 09, terminando no domingo, 13. Especialmente, neste ano juntamente com a festividade, também foi realizada a Conferência Pentecostal. Durante os dias de festa, houve a cooperação das congregações do campo de JF e região, cantores locais, grupos de coreografia e visitantes. Os cultos foram marcados por ações de graças a Deus e avivamento espiritual.

Desfile passando pela Rua Benjamim Constant




No domingo a tarde foi realizado o grande desfile que acontece todos os anos, onde boa parte dos membros da igreja colaboraram, e depois se concentraram na Praça do Riachuelo em grande culto ao ar livre. O encerramento da festividade se deu no templo sede, logo após o culto na praça, sendo marcado pela cooperação massiva dos fiéis.







 Término do desfile na Praça do Riachuelo





















Culto de encerramento 13/11





































segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Hora de trabalhar! Não esqueça de levar com você a qualidade de vida

Não só em casa, com a saúde, na academia ou nos hábitos alimentares, este bem é indispensável em todas as áreas da sua vida, inclusive no lugar onde você passa boa parte do seu tempo.


Hoje em dia o assunto qualidade de vida no trabalho (QVT), permeia o ambiente organizacional de muitas empresas que estão se preocupando com essa questão, adotando medidas para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Os motivos para tais preocupações, são os vários afastamentos de funcionários que tiveram sua saúde prejudicada por cauda do ambiente de trabalho e muitas vezes a falta de motivação leva a baixa produtividade, depreciando assim o cotidiano das empresas.

Dentre as doenças que pode-se contrair no ambiente de trabalho, a  Psicóloga – Especialista em Desenvolvimento Humano, Luciana de Oliveira Nunes(foto), cita o famoso TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo, no qual a pessoa entra numa repetição, que para os outros não fazem sentido, afim de não entrar em contato com os problemas pessoais; e também com Pânico (diversos), que é um medo que paralisa a pessoa, impedindo-a de agir, que é uma forma de negar a situação ao qual foi exposta. Também encontramos transtornos psicossomáticos, no qual a pessoa transfere o sofrimento causado pela pressão, cobrança, estresse, e outros para o próprio corpo, onde encontra-se com freqüência pessoas com problemas gástricos, problemas na fala, ou dores pelo corpo, entre outros. O que para a psicologia é a concretização do sofrimento psíquico, onde aí sim vai ter um atestado médico e poder faltar ao serviço.


As empresas estão se preocupando com a QVT dos seus colaboradores, reconhecendo os benefícios trazidos para ambas as partes, então já está na hora de você se preocupar com a sua qualidade de vida no seu ambiente de trabalho.

Há essa hora você deve estar se perguntando: o que fazer por si mesmo para ter qualidade de vida no trabalho?
Em primeiro lugar o ideal seria trabalhar naquilo que  se gosta. Diante desse fato, fazer o que não se gosta deve ser um suplício para si e para os que te rodeiam, diz, Patrícia Maia, profissional de Recursos Humanos.
É importante saber equilibrar seus papéis sociais, não basta só estar bem no trabalho, temos família, amigos, estudo, Igreja..., muitos são os nossos objetivos de vida e você precisa dar conta de todos eles, diz Patrícia.

Dicas
A Psicóloga Luciana Nunes também dá algumas dicas para você se dar bem no ambiente organizacional com os colegas de trabalho, chefes, e etc.
Para se dar bem é preciso estar bem, pois só damos o que temos; então é preciso de fato estar bem consigo mesmo, ser resiliente (termo que a psicologia adotou da física para explicar a capacidade de se envergar sem se quebrar) e profissional para identificar cobranças que são de ordem do trabalho, e se for detectado algo que diz respeito ao pessoal, deve ser resolvido de outra forma, com conversas claras e esclarecedoras. Cabe, portanto, a cada um identificar até quanto consegue cumprir com as metas, e caso não for adequado ao ‘perfil’, conversar com a chefia para uma possível mudança de setor ou procurar outro emprego.
Hábitos de boa alimentação e sono saudável, além de terem seus problemas pessoais bem resolvidos, não estar devendo além do que é cabível ao orçamento, ter apóio familiar e não grandes preocupações com esta, entre outros.
É preciso que cada pessoa encontre o que a faz sentir revigorado para recarregar-se de energia positiva a fim de ter satisfação pessoal, e encontrar no trabalho o que o realiza profissionalmente, para que chegue ao final dia cansado, mas se sentindo realizado a cada dia. Nesse sentido, uma pessoa pode, por exemplo, acordar com antecedência para tomar um café tranqüilo, manter o equilíbrio quando os demais estiverem irritados, e fazer algo que dê prazer após o término do trabalho, como academia, conversar com amigos, ler, ouvir músicas, ver um filme, namorar, escrever, sonhar acordado, também vão fazer bem.
Agora que já sabe como fazer, está na hora de colocar em prática todas essas dicas e ter qualidade de vida em sua plenitude.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vamos beber saúde?

Sucos naturais não atuam como remédios, mas podem ajudar na prevenção de doenças, além de oferecer uma variedade de sabores e colorido para o seu dia-dia.


O hábito de beber sucos naturais faz muito bem para a saúde. No entanto, são poucas pessoas que adquirem esse hábito.  A indústria de alimentos oferece uma diversidade de sucos que são vendidos em latas, garrafas e caixinhas, além dos refrigerantes que cada vez mais são consumidos em grandes quantidades. A praticidade acaba nos fazendo optar pelos industrializados, porém estes devem ser evitados por causa dos corantes e outros ingredientes químicos.

Nesta cadeia, se você não tem tempo para preparar um suco natural, ainda prefira os sucos industrializados ou as polpas congeladas, pois estes são considerados mais saudáveis que os refrigerantes e os refrescos (aqueles vendidos em pó).


Segundo a Nutricionista Wanessa Aquino do Carmo(foto), todas as pessoas sejam elas adultas, crianças ou idosos, devem consumir, conforme orientado pela pirâmide alimentar brasileira, cerca de 3 a 5 porções de frutas, por dia, ou seja cerca de 400g de frutas. Seja in natura ou na forma de sucos. Dessa forma, as pessoas adquirirão a quantidade ideal de vitaminas, sais minerais, fibras e água que precisam em um dia, isso previne constipação intestinal, doenças de carências como: dermatites (doenças de pele), unhas quebradiças, queda de cabelo, dentre outras.


Wanessa ainda salienta que o consumo de sucos naturais, além de prevenir estas doenças, pode ainda melhorar outras, como as gripes, anemia e etc. Os sucos naturais conservam mais as vitaminas e sais, pois não tem perdas de congelamento, de adição de conservantes e corantes que pode gerar alergia em algumas pessoas.

São diversas as vantagens para quem consome o suco natural, além das nutritivas, há uma imensa gama de sabores e de misturas. O comerciante Anderson coelho apostou nesse ramo. Em seu estabelecimento são oferecidos mais de 40 sabores diferentes. Há sucos que são feitos com apenas uma fruta. Também há aquelas misturas que já são populares como, laranja com cenoura, abacaxi com hortelã, e o açaí que pode ser misturado à banana, limão, acerola, maracujá, abacaxi, morango, granola, leite, goiaba, laranja e manga. O açaí é rico em calorias, vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B e Cálcio. O preço dos sucos varia de 3 a 5 reais.

Anderson diz que o suco mais vendido é o clássico sabor de laranja, seguido do abacaxi, maracujá e morango. O morango e o guaraná, misturados a outra fruta também são muito requisitados. O cliente ainda pode decidir fazer a mistura que quiser, misturando dois ou três sabores, a seu gosto.

A dica de Wanessa é misturar frutas, legumes e folhas, pois os sucos ficam mais nutritivos, por exemplo: couve e laranja, a vitamina C presente na laranja aumenta a absorção do ferro presente na couve, prevenindo a anemia, e evitando gripe. Uma vitamina mista de laranja, mamão e cenoura evita a prisão de ventre.

Embora o estabelecimento de Anderson ofereça esta variedade de sucos naturais, ele diz que o refrigerante ainda é muito pedido, embora não fique à mostra.

Não iremos convencê-lo de mudar seus hábitos do dia para a noite. Uma dica é moderar e não consumir em excesso aquilo que pode fazer mal a sua saúde a longo prazo. Mas se você quiser se habituar ao modelo in natura, o ideal é consumir o suco imediatamente após o preparo, para que não perca os efeitos nutricionais.
Ingerindo substâncias naturais, você está ingerindo vitaminas de que o seu corpo precisa e fica menos propenso a doenças. E usando a criatividade, você pode criar uma mistura nova, saborosa e nutritiva.