quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Projeto 11 resgata passado memorável de Juiz de Fora

O projeto traz um registro fotográfico de personalidades da cidade, como também o trabalho de fotógrafos de outros lugares do país

Acontece em Juiz de Fora, até o dia 11 de setembro o “Projeto Foto11”, em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia no próximo dia 19 de agosto, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa.. O evento envolve 11 exposições de fotógrafos. A exposição é aberta ao público, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Fórum da Cultura e no Espaço Experimental Nina Melo.

As exposições trazem o registro fotográfico de profissionais da cidade, que deixaram uma rica contribuição de cunho histórico para a população. Entre elas, “Os bondes em Juiz de Fora – Minas: imagens eternas” (foto), onde podemos ver retratos de uma Juiz de Fora que para muitos é desconhecida. Visualizar a Avenida Barão do Rio Branco, que hoje é tomada pela civilização, cercada por prédios e um fluxo intenso de pessoas e veículos, numa época em que existiam poucos prédios, ainda se via a vegetação, se via também trilhos pelo chão, que comportavam os bondes.

A exposição, “Pessoas” traz a obra de vários fotógrafos de Juiz de Fora que fotografaram personagens daqui. A Dona Maria do Calçadão da Rua Halfeld, o humorista, Gueminho Bernardes, o saudoso Itamar Franco (foto), dentre outros. Uma forma de homenagear personalidades da cidade. A exposição “Tributo a Jorge Cury”, homenageia o repórter fotográfico que registrou os fatos e acontecimentos da cidade durante mais de 40 anos.

                                                                 

Segundo o Diretor do CCBM, Guy Schmidt, a exposição tem sido bastante visitada por um público variado. Ele argumenta que nem todas as exposições que acontecem no espaço tem essa visibilidade, tanto do público, como da mídia. Diz que muitas pessoas não se dão conta do universo artístico e cultural que a Prefeitura de Juiz de Fora em parceria coma Funalfa têm oferecido aos juiz-foranos.

Você que mora aqui ou está a passeio, não deixe de fazer uma visita a esta e tantas outras exposições que enriquecem o cenário cultural de Juiz de Fora.


Programação
*Dia 19 de agosto: mesa-redonda “Fotografia e Contemporaneidade”, às 19h30, na Videoteca do CCBM. Com curadores do projeto Foto11. Entrada franca.
*Dia 25 de agosto: mesa-redonda “Inovar é Preciso”, às 19h30, na Videoteca do CCBM, com Afonso Rodrigues e artistas integrantes da exposição homônima. Entrada franca.
*Dia 29 de agosto: mesa-redonda “Paralelas”, às 19h30, na Videoteca do CCBM. Com Nina Mello e artistas integrantes da exposição homônima. Entrada franca.
*De 16 a 23 de agosto: curso “Criação na Fotografia Contemporânea”, com Julia Milward, das 19h às 22h, no Espaço Experimental Nina Mello. (Inscrições pelo telefone (32) 8864-4698, Espaço Cultural ou na Fuji Fotos - Rua Barão de São João Nepomuceno 319 – Centro)

Informações:
Endereços e Telefones
- Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro – 3690-7051
- Forum da Cultura – Rua Santo Antônio 1.112 – Centro – 3215-3850
- Espaço Experimental Nina Mello – Rua José Lourenço Kelmer 1.300 – 103 A – São Pedro – 8864-4698


Nenhum comentário:

Postar um comentário